O que saber antes de começar a investir?

Lia Xan
Lia Xan 2 Min Read
2 Min Read
Julio Cesar Hintemann Filho

Para o empresário Julio Cesar Hintemann Filho, o primeiro passo para começar a investir é mudar a mentalidade sobre o dinheiro. Muitas pessoas não estão interessadas em poupar e investir, gastam mais do que podem e precisam em itens supérfluos. Desse modo, é preciso saber de alguns fatores antes de começar a investir, saiba quais são nesse post e comece a preparar sua jornada investidora.

Quite suas dívidas 

Em primeiro lugar, antes de pensar em investir, Julio Cesar Hintemann Filho explica que é preciso regularizar sua vida financeira. Por isso, comece quitando todas as suas dívidas, desse modo, é possível separar um dinheiro todo mês para poupar e investir. Além disso, comece a realizar pagamentos em débito e não compre se não tiver o dinheiro.

  • Não gaste mais do que ganha;
  • Corte custos desnecessários;
  • Não compre supérfluos;

Pesquise bastante 

Além disso, Julio Cesar Hintemann Filho recomenda estudar profundamente os tipos de investimentos, rentabilidade e riscos. Você pode procurar por livros, vídeos e e-books. O empresário salienta que, hoje, há uma infinidade de conteúdos sobre educação financeira na Internet, contudo, é preciso ter cuidado com charlatães, uma dica de  Julio Cesar Hintemann Filho é aprender com educadores financeiros licenciados e que possuam certificação adequada e reconhecida.

Trace seu perfil investidor 

Outro ponto de Julio Cesar Hintemann Filho ressalta é a importância de traçar seu perfil investidor. Há três tipos: o conservador, o moderado e o agressivo. Saiba qual se encaixa melhor no seu perfil e invista se acordo. Contudo, vale ressaltar que é preciso analisar com cuidado os fatores de riscos envoltos em ativos de renda variável.  

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *