A ZF pode estar revolucionando os volantes automotivos com uma simples mudança. Atualmente, os airbags frontais estão na parte central do volante, o que inutiliza esse espaço para outros usos. Por isso, botões e comandos costumam ser colocados nas laterais ou atrás do volante.
A empresa desenvolveu um novo método de acionamento para o airbag do motorista, permitindo que ele seja instalado na parte de trás do volante. Em caso de acionamento, a bolsa será liberada por baixo do aro superior do volante.
Essa mudança não melhora a eficiência do airbag, mas permite que os designers utilizem a parte central do volante para outras funcionalidades, como a inclusão de mais uma tela.
A ZF sugere a utilização de novos sensores para detectar se o motorista está segurando o volante firmemente ou apenas repousando a mão, prevenindo que os sistemas ADAS sejam enganados. Vale lembrar que, nos sistemas de condução autônoma de nível 2 e 3, a atenção do motorista ainda é necessária na maior parte do tempo, não sendo permitido largar o volante para realizar outras tarefas.
Outra ideia da ZF é a implementação de um touchpad, semelhante ao de um notebook, com um seletor giratório e uma tecla sensível à pressão, para navegar entre as telas da central multimídia, tornando a operação mais segura
A mudança na posição do airbag também possibilita a instalação de uma tela no centro do volante. Este novo display poderia servir como uma extensão do quadro de instrumentos, exibir informações específicas ou integrar-se com os sistemas de segurança do veículo, reproduzindo imagens de câmeras ou alertando sobre pontos cegos.
A ZF apresentou esses conceitos em seu primeiro Technology Day, e atualmente, 20% do mercado global de automóveis utiliza tecnologias da ZF, incluindo o airbag frontal para motoristas. Portanto, não deve demorar muito para que essas inovações cheguem aos consumidores.