Você sabia que, ao contrário do que muitos pensam, é possível manter o dinheiro rendendo ao ponto de superar a inflação? Para Giovanni Cataldi Neto, economista especializado em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, mesmo com a perda do poder de compra que o capital sofre com o passar do tempo, é possível realizar investimentos que mantêm a sua rentabilidade em níveis consideráveis.
Contudo, para que esse aumento de patrimônio ocorra, a estratégia de investimento escolhido é essencial, isso porque, é por meio da escolha adequada que sua rentabilidade será determinada. Por isso, o economista Giovanni Cataldi Neto considera fundamental o conhecimento ampliado da situação antes de contorná-la com estratégias específicas.
Antes de tudo, é fundamental compreender que a inflação é uma alta contínua de preços relacionado a produtos e serviços. E, assim como esses, os investimentos também sofrem com esse fenômeno, isso porque ela dita o poder de compra e, por isso, é responsável pela oscilação de preços do mercado, bem como pela situação econômica de um país.
Nesse sentido, em um cenário de inflação em alta, é compreensível que a renda e confiança dos investidores não se reflitam em aplicações ousadas. Desse modo, em períodos como esse, é comum que os investimentos sejam menores. No entanto, na visão do economista Giovanni Cataldi Neto, o momento não é sinônimo de baixas possibilidades de aplicações.
Como aplicar o dinheiro em momentos de alta da inflação?
Para o economista pós-graduado pela FGV, Giovanni Cataldi Neto, o período de alta da inflação deve ser compreendido como um momento de cautela para proteger seu poder de compra. Dessa maneira, aplicar seu capital em investimentos que visam retorno a longo prazo, diversificar a carteira e escolher ativos fora do Brasil podem ser as alternativas ideais para manter a rentabilidade.
E, para manter bons resultados, lembre-se da cautela com aplicações prefixadas no momento de investir, afinal, é complexo saber se a inflação irá ou não subir, evitando prejuízos caso ela oscile. Além do mais, é fundamental dispensar poupanças como aplicação de dinheiro, visto que rendem pouco e estão abaixo dos índices de inflação.
De fato, um dinheiro bem aplicado é aquele que permeia as escolhas seguras e que não foge dos seus objetivos e planos futuros de rentabilidade. Por isso, esteja atento aos diferentes investimentos que asseguram maior retorno de seu capital, superando a inflação do país. Na percepção do economista Giovanni Cataldi Neto, a diversificação, compra de ativos fora do âmbito nacional e estratégias a longo prazo são as melhores respostas para o período.