É possível manter investimentos com rentabilidade acima da inflação?

Lia Xan
Lia Xan 3 Min Read
3 Min Read
Giovanni Cataldi Neto

Você sabia que, ao contrário do que muitos pensam, é possível manter o dinheiro rendendo ao ponto de superar a inflação? Para Giovanni Cataldi Neto, economista especializado em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, mesmo com a perda do poder de compra que o capital sofre com o passar do tempo, é possível realizar investimentos que mantêm a sua rentabilidade em níveis consideráveis.

 

Contudo, para que esse aumento de patrimônio ocorra, a estratégia de investimento escolhido é essencial, isso porque, é por meio da escolha adequada que sua rentabilidade será determinada. Por isso, o economista Giovanni Cataldi Neto considera fundamental o conhecimento ampliado da situação antes de contorná-la com estratégias específicas.

 

Antes de tudo, é fundamental compreender que a inflação é uma alta contínua de preços relacionado a produtos e serviços. E, assim como esses, os investimentos também sofrem com esse fenômeno, isso porque ela dita o poder de compra e, por isso, é responsável pela oscilação de preços do mercado, bem como pela situação econômica de um país. 

 

Nesse sentido, em um cenário de inflação em alta, é compreensível que a renda e confiança dos investidores não se reflitam em aplicações ousadas. Desse modo, em períodos como esse, é comum que os investimentos sejam menores. No entanto, na visão do economista Giovanni Cataldi Neto, o momento não é sinônimo de baixas possibilidades de aplicações.

 

Como aplicar o dinheiro em momentos de alta da inflação? 

 

Para o economista pós-graduado pela FGV, Giovanni Cataldi Neto, o período de alta da inflação deve ser compreendido como um momento de cautela para proteger seu poder de compra. Dessa maneira, aplicar seu capital em investimentos que visam retorno a longo prazo, diversificar a carteira e escolher ativos fora do Brasil podem ser as alternativas ideais para manter a rentabilidade.

 

E, para manter bons resultados, lembre-se da cautela com aplicações prefixadas no momento de investir, afinal, é complexo saber se a inflação irá ou não subir, evitando prejuízos caso ela oscile. Além do mais, é fundamental dispensar poupanças como aplicação de dinheiro, visto que rendem pouco e estão abaixo dos índices de inflação. 

 

De fato, um dinheiro bem aplicado é aquele que permeia as escolhas seguras e que não foge dos seus objetivos e planos futuros de rentabilidade. Por isso, esteja atento aos diferentes investimentos que asseguram maior retorno de seu capital, superando a inflação do país. Na percepção do economista Giovanni Cataldi Neto, a diversificação, compra de ativos fora do âmbito nacional e estratégias a longo prazo são as melhores respostas para o período.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fapjunk
Reading: É possível manter investimentos com rentabilidade acima da inflação?

© 2024 Globo Brasil- [email protected]