‘Modo ladrão’ no Android, IA no Gmail e mais: as novidades do Google para o Brasil

Lia Xan
Lia Xan 5 Min Read
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Em seu principal evento no país, empresa anunciou outros lançamentos para o mercado local, como um recurso para monitorar seus dados pessoais que estão na busca e função para permitir que bares e restaurantes ativem um botão de contato por WhatsApp no Maps.

O Google anunciou nesta terça-feira (11) uma série de novidades para o mercado brasileiro. Entre elas estão recursos para Android, Gmail, Maps e buscador, além de soluções de inteligência artificial (IA).

A empresa também divulgou que, com os seus produtos, conseguiu gerar R$ 188 bilhões no Brasil em 2023.

As apresentações foram feitas no evento anual da big tech, chamado de Google For Brasil 2024, que aconteceu em São Paulo.

A partir de agora, o Gmail pode te ajudar a escrever um e-mail em português e o “modo ladrão” pode bloquear a tela do seu celular Android caso ele identifique que foi arrancado de sua mão abruptamente.

Também foram reveladas novas funcionalidades para pequenas e médias empresas dentro da busca e do Maps. Confira abaixo as principais novidades:

Gmail pode escrever seus e-mails em português

Com o Google Gemini por trás, sua inteligência artificial generativa mais poderosa, o Gmail pode ajudar o usuário a resumir uma longa troca de e-mails e até sugerir respostas com o recurso “Ajude-me a Escrever”, que agora está disponível em português.

Se preferir, a pessoa ainda pode alterar o tom do texto gerado pela IA, deixando ele mais ou menos formal, além de adicionar detalhes para desenvolver o conteúdo criado ou reduzir para deixá-lo mais objetivo.

O mesmo vale para o Docs, que ganhou o botão “Ajude-me a Escrever” e, a partir de um comando, ele pode gerar conteúdos. “Com a IA, é possível acessar diversos comandos em relação ao texto como resumir, apresentando os pontos principais do texto; encurtar, tornando o texto mais conciso; ou reformula o texto”, explica o Google.

A função está disponível apenas para assinantes do Google One AI Premium, que no Brasil custa R$ 96,99 por mês, e para empresas que têm o plano Google Workspace.

‘Modo ladrão’ no Android
Anunciado inicialmente em seu evento para desenvolvedores, o Google I/O 2024, a empresa oficializou nesta terça o lançamento do “modo ladrão” no Android. A novidade, criada para combater roubos, bloqueia a tela do celular ao identificar que alguém o arrancou de sua mão abruptamente.

O Brasil é o primeiro país do mundo a receber esse recurso, que estará em fase de teste a partir de julho para alguns usuários. Para que seja ativado, o aparelho deve estar rodando Android 10 ou superior.

A empresa explicou que o próprio celular identifica a ação de roubo usando inteligência artificial e o acelerômetro, sensor que mede vibração e aceleração. Assim que o criminoso puxar o aparelho de sua mão, o dispositivo bloqueia a tela e ele só poderá ser ativado novamente com a senha.

Monitorar dados pessoais na busca
O Google anunciou um recurso que monitora se a busca está exibindo algum de seus dados pessoais, como telefone, e-mail e endereço. Para usá-lo, basta acessar este link e buscar pela opção “Privacidade nos Resultados sobre você”.

Em seguida, é preciso adicionar os dados que você deseja monitorar. Se algum deles aparecer no buscador, o Google vai exibir um alerta e oferecer a opção de solicitar que o conteúdo seja removido.

O pedido será analisado e poderá ser aceito se atender aos critérios de remoção da empresa.

WhatsApp de comércios na busca e no Maps

De novidades para pequenas e médias empresas, o Google está permitindo que comerciantes possam inserir o seu canal de mensagens favorito, como o WhatsApp ou SMS, e uma rede social do negócio para exibir os posts mais recentes no buscador e no Google Maps (veja na imagem abaixo).

Ao clicar no botão, o consumidor será redirecionado diretamente para o aplicativo de mensagens. Ao g1, o Google explicou que está trabalhando para permitir que outros apps possam ser inseridos ali e, por enquanto, só é possível adicionar um canal.

“Com essa nova experiência, estamos facilitando a conexão entre empresas e clientes, permitindo que elas compartilhem conteúdo das redes sociais diretamente na busca e escolham o canal de mensagens preferido para interagir, tornando a comunicação mais eficiente e personalizada”, disse o vice-presidente global da busca do Google Bruno Pôssas.

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