Matemática financeira: entenda a real importância de estudar sobre o tema

Lia Xan
Lia Xan 4 Min Read
4 Min Read
Cláudia Angélica Martinez

Para a empresária Cláudia Angélica Martinez, aprender sobre finanças e cálculos é importante porque nos ajuda a tomar decisões financeiras mais informadas e conscientes. Isso pode nos ajudar a gerenciar nosso dinheiro com mais eficácia, economizar para o futuro e evitar dívidas desnecessárias. Além disso, compreender os cálculos financeiros pode nos ajudar a identificar oportunidades de investimento e avaliar o desempenho de nossos investimentos existentes.

 

A matemática financeira, que é um assunto bastante discutido em algumas escolas do país, é um tema que pouca gente se interessa, contudo, ele se mostra como um diferencial na hora de lidar com as noções de cálculos no nosso dia a dia. Neste artigo, comentaremos um pouco mais sobre essa aplicação, de modo que você entenda de uma vez por todas quão importante é exercitar a prática desse sistema. Logo, convidamos você a ler o texto até o final.

 

Entenda o conceito da matemática financeira

 

Conforme aponta a economista brasileira Cláudia Martinez, a matemática financeira é a aplicação da matemática no estudo do dinheiro e das finanças. Ela é utilizada para análise de investimentos, cálculo de juros, planejamento financeiro, entre outras questões relacionadas ao uso do dinheiro, ou seja, podemos notar que esse tema faz parte do nosso cotidiano, e não pode ser deixado de lado, não é mesmo?

 

Qual a real importância de aprender matemática financeira

 

E para fixar melhor o que acabamos de perceber, aprender matemática financeira é importante porque ela nos ajuda a entender como lidar com questões financeiras do dia a dia, como planejar investimentos e empréstimos, entre outras coisas. Com esse conhecimento, é possível tomar decisões mais conscientes e eficazes em relação ao dinheiro.

 

Vantagens de saber matemática financeira

 

Conforme comenta a empresária Cláudia Angélica Martinez, buscar por esse tema traz diversos benefícios, como:

 

  • Tomar decisões financeiras mais informadas: Compreender conceitos como juros compostos, amortização e fluxo de caixa pode ajudar você a tomar decisões financeiras mais informadas, como investir em um produto financeiro ou decidir se deve fazer um empréstimo.

 

  • Gerenciar melhor suas finanças pessoais: a matemática financeira pode ajudar você a entender como seu dinheiro está sendo gasto, como calcular seu orçamento e como planejar sua aposentadoria.

 

  • Ter uma vantagem no mercado de trabalho: Saber matemática financeira é uma habilidade valiosa em muitas carreiras, como banca, contabilidade e finanças. Ter essa habilidade pode ajudar você a se destacar em entrevistas de emprego e oportunidades de promoção.

 

Descubra as principais fórmulas da matemática financeira

 

Felizmente, para conseguir fazer cálculos de finanças, você só precisa compreender algumas das principais fórmulas da matemática financeira. São elas:

 

Juros Simples: J = C * i * t

Montante: M = C + J

Juros Compostos: M = C * (1 + i) ^ t

Valor Presente: VP = FV / (1 + i) ^ n

Taxa Interna de Retorno (TIR): FV = C * (1 + TIR) ^ n

Valor Futuro: FV = C * (1 + i) ^ n.

 

Em resumo:

 

Cláudia Martinez explica que entender sobre esse conceito é primordial, principalmente em um país onde as pessoas vivem atoladas nas dívidas. Nesta realidade, a matemática financeira acaba sendo uma ferramenta importante para ajudar as pessoas a tomarem decisões financeiras mais informadas e conscientes, e conseguirem lidar melhor com os menores e maiores gastos na hora de investir em algo.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fapjunk
Reading: Matemática financeira: entenda a real importância de estudar sobre o tema

© 2024 Globo Brasil- [email protected]