O que é o processamento de linguagem natural?

Lia Xan
Lia Xan 3 Min Read
3 Min Read
Raphael Gerk Viana

 

Para as máquinas realizarem operações, elas precisam receber um comando a partir de um código de programação. Diante disso, o egrégio Raphael Gerk Viana entende que as inteligências artificiais estão constantemente lidando com diálogos com humanos, e por isso precisam do processamento de linguagem natural. Prossiga com a leitura para saber mais. 

 

PLN

 

Segundo o expert em tecnologia Raphael Gerk Viana, o processamento de linguagem natural (PNL) auxilia os computadores a interpretar, compreender e manipular a linguagem humana, sendo essa técnica uma vertente da inteligência artificial fundamental para a realização de suas atividades. 

 

Portanto, é por intermédio do processamento de linguagem natural que as máquinas podem compreender os textos humanos, pois ele tem por finalidade o estudo e a tentativa de reproduzir procedimentos ligados ao funcionamento da linguagem humana, utilizando a aplicação de softwares, programas e afins. 

 

Essa técnica tem sido empregada em diversos segmentos que utilizam a comunicação com a inteligência artificial, por proporcionar a capacidade para as mesmas conseguirem compreender a linguagem humana, e dialogar com esses seres, suprindo as necessidades que suas atividades têm o dever de realizar.

 

Importância

 

Como ressalta o insigne Raphael Gerk Viana, por conta do uso do processamento da linguagem natural, os computadores são capazes de analisar grandes números de textos de linguagem humana de maneira consciente e imparcial, captando os trechos com dados imprescindíveis, de maneira ágil e eficiente. 

 

Ademais, Raphael Gerk Viana comenta que é evidente que a linguagem humana é muito complexa e diversificada, sendo ela dotada de inúmeros idiomas, variações e sotaques, tornando difícil a compreensão semântica e sintática por parte da máquina. A fim de resolver a ambiguidade gerada por essa linguagem, e adicionar um estrutura capaz de reconhecer textos e falas, a inteligência artificial aplica a técnica PLN. 

 

Utilização

 

Assim, a estratégia de processamento de linguagem natural é muito utilizada em:

 

  • classificação de e-mail;
  • atendimento por chat bot ao consumidor;
  • resultados de pesquisas;
  • análise de dados;
  • chamadas telefônicas digitais. 

 

Interessante, não?

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fapjunk
Reading: O que é o processamento de linguagem natural?

© 2024 Globo Brasil- [email protected]