Para novos empreendedores: entenda a importância de criar um plano de negócios

Lia Xan
Lia Xan 4 Min Read
4 Min Read
Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior

Se você pretende começar um novo empreendimento, saiba que é importante criar um plano de negócios. Conforme pontua Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior — CEO e fundador da Rheinheimer Group Holding e Franquias —, essa é uma ferramenta que pode contribuir para o planejamento da empresa. Isso porque, ela inclui informações essenciais como os objetivos que se pretende alcançar. Quer saber mais sobre esse documento e entender a sua relevância para um negócio? Então, confira este artigo!

Começar a empreender pode ser uma tarefa desafiadora para muitas pessoas, não é mesmo? Além de ter que resolver questões burocráticas e lidar com imprevistos, outra parte fundamental desse processo é a de planejar. Nesse sentido, uma das ferramentas essenciais para essa organização, que deve ser utilizada antes de abrir um negócio, é a do plano de negócios. Mas o que isso significa?

Plano de negócios, o que é?

Caso você nunca tenha ouvido falar, saiba que o plano de negócios é um tipo de documento elaborado antes de iniciar um novo empreendimento. Ele inclui informações importantes para um negócio como os objetivos que se pretende alcançar, as condições da empresa, a realidade do mercado, entre outros detalhes. Todos esses pontos irão servir para guiar os empreendedores nas atividades. O empresário Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior entende que essa é uma forma de estar preparado para o mercado.

Como fazer? 

Atualmente, existem diferentes ferramentas que podem ser utilizadas para elaborar um plano de negócios. Uma das principais delas, é a estrutura do Business Model Canvas, que reúne os principais detalhes para a criação de um novo empreendimento, como o relacionamento com os clientes, os canais, a proposta de valor, os recursos, a estrutura de custos, entre outros pontos.

Quais são os detalhes importantes no plano de negócios? 

Nesse contexto, saiba que independente do modelo escolhido, é importante que o plano de negócios apresente alguns pontos principais, como a descrição do empreendimento, o público-alvo, a concorrência, os pontos fracos e fortes da empresa, a análise econômica e financeira, as estratégias de marketing e o plano de implantação. Para Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior, esses detalhes são essenciais.

Qual a importância? 

Agora que você conheceu sobre o plano de negócios, resta a seguinte questão: qual a importância de realizá-lo? Desse modo, saiba que esse é um documento fundamental para qualquer tipo de empreendimento, uma vez que será como um “guia” para as atividades e ações. Além disso, essa é uma forma de auxiliar na administração financeira e estratégica da empresa.

Por isso, é recomendado que esse planejamento seja efetuado antes de iniciar um novo empreendimento, já que ele irá organizar as ideias e auxiliar na sua aplicação. Para as empresas já estabelecidas no mercado, esse documento também pode servir para orientar as atividades e contribuir para o crescimento do negócio no mercado. O empreendedor Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior comenta que essa ferramenta pode ser de grande ajuda em diferentes etapas.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fapjunk
Reading: Para novos empreendedores: entenda a importância de criar um plano de negócios

© 2024 Globo Brasil- [email protected]