Qual a razão do aumento dos preços no Brasil, e como o Direito Comercial pode ajudar?

Lia Xan
Lia Xan 4 Min Read
4 Min Read
Eduardo Augusto da Hora Gonçalves

Não é de hoje que ir ao mercado já não é uma tarefa tão simples e agradável, e esse fato se dá graças ao aumento do preço dos produtos. Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, porém, explica que essa situação não pode ser definida apenas pela má governança. Para falar a verdade, assuntos relacionados à economia e ao mercado financeiro também estão atrelados a fatores externos, e, por incrível que pareça, ao Direito Comercial.

 

Neste artigo, vamos apresentar esses fatores externos capazes de distorcer o preço dos produtos do mercado brasileiro, e mostrar como o Direito Comercial, quando bem aplicado, pode vir a ser um método de reverter a situação da alta dos preços. Portanto, se você considera esse assunto interessante, ou quer apenas aumentar o seu repertório sobre o tema, por que não aproveita para ler o texto até o final?

 

Inflação dos preços 

 

Antes de qualquer coisa, que tal entender um pouco mais sobre a inflação? Conforme comenta o advogado Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, esse termo se refere ao aumento do preço dos serviços e produtos que são oferecidos em um país. Quando há uma inflação, a mesma moeda que antes comprava uma quantidade específica de itens, deixa de ter o mesmo valor, e passa a comprar uma quantidade relativamente baixa.

 

Principais motivos 

 

E agora que você já recordou o que é inflação, está na hora de entender o que pode estar causando esse problema atualmente. Para isso, nós separamos 3 motivos:

  • Alta do dólar

 

O primeiro motivo que nos leva ao aumento dos preços é o dólar. Isso ocorre pois a maioria das transações internacionais são feitas com base nessa moeda. Logo, quando existe um aumento no valor, nós também sofremos as consequências. E esse aumento do preço está atrelado, principalmente, aos commodities, que são a base para a criação de diversos produtos que rodam pelo mundo.

  • Danos causados pela pandemia

 

Depois, precisamos lembrar que os países ainda estão se recuperando da pandemia que ocorreu recentemente. Conforme lembra Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, durante os anos de 2020 e 2021, diversas empresas precisaram fechar as suas portas, e como consequência, muitos funcionários foram demitidos, e o movimento de capital despencou consideravelmente.

  • Crise de energia

 

Por último, mas não menos importante, falar do mercado financeiro e da inflação de preços sem comentar sobre as usinas do país não faz o menor sentido, não é verdade? Dizemos isso pois são elas as responsáveis por fornecer a atividade rotineira em nossas vidas proporcionando energia. Contudo, sendo o Brasil um país que utiliza usinas hidrelétricas, é possível dizer que, dependendo da quantidade de chuva, essas usinas não funcionam com tanta propriedade, e consequentemente aumentam as contas dos cidadãos.

 

Sobre o Direito Comercial

 

Mas onde será que o Direito Comercial se enquadra nesse quesito? O Dr. Eduardo Augusto da Hora Gonçalves explica que essa área importante do Direito é a responsável por administrar contratos entre empresas. Em consequência disso, proporciona maiores oportunidades empregatícias. Assim, tendo um meio no qual as pessoas possam se desenvolver ainda mais, aplicando as suas ideias, e serviços, é provável que uma sociedade mais aberta seja criada, fazendo com que o capital circule pelo país, e haja uma diminuição na inflação dos preços.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *