João Manoel da Costa Neto participou do CNN Talks Tecnologia e Cidades Inteligentes, realizado na capital paulista
João Manoel da Costa Neto, diretor-presidente da SP Regula, reforçou nesta terça-feira (16) o compromisso da gestão da capital paulista em levar os chamados semáforos “inteligentes” para 40% dos cruzamentos da cidade.
O executivo da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo participou do CNN Talks Tecnologia e Cidades Inteligentes, realizado na capital.
Iniciado em 2023, o programa prevê em três anos instalar a nova tecnologia em 2.586 cruzamentos com semáforos.
Neste sistema, detectores de veículos enviam um sinal ao controlador de tráfego em tempo real, capaz de transformar imagens em dados e, por meio de algoritmos, ajusta o tempo de abertura e fechamento dos semáforos de modo autônomo, de acordo com a demanda.
O diretor-presidente da SP Regula refutou, em painel no evento, uma das principais críticas ventiladas sobre a tecnologia: de que prejudicaria o tempo de travessia do pedestre.
“Estes tempo respeitam o tempo de travessia dos pedestres. O sistema se adapta à circulação dos carros, mas não mexe em uma fração de segundo do tempo de travessia dos pedestres”, disse.
De acordo com João Manoel da Costa Neto, também há esforços para a adaptação dos semáforos à deficientes visuais e pela implementação de temporizadores, com contagem regressiva para o farol.