Planejamento financeiro: principais hábitos para alcançar as metas

Lia Xan
Lia Xan 3 Min Read
3 Min Read
Márcio Alaor de Araujo

Um dos principais motivos que levam as pessoas a adquirirem inúmeras dívidas é a falta de controle financeiro. O empresário Márcio Alaor de Araujo aponta que existem atitudes importantes para ter controle sobre o seu dinheiro e os seus gastos. Ele vai dar alguns exemplos de como isso pode ser feito e em pouco tempo adquirindo esses hábitos você já vai notar a diferença. Vem conferir como:

Registro de despesas

Quando trata-se de organização financeira é imprescindível anotar toda a entrada e saída de dinheiro das suas finanças. Você pode fazer isso em um caderno ou utilizar planilhas e ferramentas que servem exatamente para esses fins. Desse modo, é possível visualizar o quanto você recebe e o quanto você gasta, a partir disso você consegue enxergar também quais gastos devem ser cortados.

Objetivos e prioridades

Muitas pessoas começam a economizar com algum objetivo em mente: comprar um carro, fazer uma viagem, investir em um curso, entre outros. Seja qual for o seu objetivo é importante definir metas financeiras que vão te ajudar a conquistá-lo, aponta Márcio Alaor de Araujo. Alguns gastos são desnecessários e podem comprometer o seu orçamento e a realização das metas, portanto mensure suas prioridades.

Autocontrole

Não adianta possuir um planejamento e não ter autocontrole para cumpri-lo. Organizar a saúde financeira requer muita disciplina e você precisa estar disposto a abrir mão de algumas coisas para conquistar os seus objetivos. Todo o gasto sem necessidade precisa ser repensado, é importante possuir uma vida financeira alinhada e equilibrada, pode ajudar em muitos sentidos e em outros setores da sua vida.

Não compre por impulso

As compras por impulso acabam ocupando um grande espaço nas finanças, comenta Márcio Alaor de Araujo. Isso se torna ainda pior quando são parceladas no cartão de crédito, esse é um péssimo hábito de grande parte dos brasileiros. Antes de comprar qualquer item é importante questionar a real necessidade e deixar o cartão de crédito apenas para possíveis emergências.

Consórcio 

O consórcio é uma boa opção para quem possui objetivos a longo prazo e pode ser muito benéfico para quem tem dificuldades em guardar dinheiro. O consórcio pode te ajudar a conquistar um carro ou um imóvel sem precisar pegar um empréstimo e gerar ainda mais dívidas. Esperamos que essas dicas de Márcio Alaor de Araujo possam te auxiliar na organização das finanças.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fapjunk
Reading: Planejamento financeiro: principais hábitos para alcançar as metas

© 2024 Globo Brasil- [email protected]