Mesmo após o nascimento do bebê, de acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o corpo da mulher ainda passa por diversas mudanças, tanto físicas quanto psicológicas. Entender o que são essas mudanças e os motivos pelos quais elas acontecem podem tornar o momento menos desconfortável. Então, para saber mais sobre o puerpério, continue lendo este artigo:
O que é o puerpério?
Em primeiro lugar, o Dr. Orcione Guimarães Júnior nos explica que o puerpério é o período que vai desde o dia do nascimento do bebê até a volta da menstruação da mulher, o que pode demorar até 45 dias. Ainda nesse sentido, vale a pena ressaltar que esse tempo pode variar de acordo com a forma que a amamentação é feita, podendo então ser dividido em três períodos:
- Puerpério imediato: que vai do 1º até o 10º dia pós-parto;
- Puerpério tardio: entre o 11º dia até o 42º dia pós-parto;
- Puerpério remoto: a partir do 43º dia pós- parto.
O que acontece e o que muda durante o puerpério?
De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, durante o período do puerpério a mulher passa por diversas alterações hormonais. O que pode resultar em mudanças no seu corpo físico e no seu emocional. Isso acontece, pois o corpo está se adaptando à nova realidade: não existe mais uma gestação, mas sim, o bebê para ser amamentado. Veja abaixo algumas dessas mudanças.
- Mamas mais duras
Durante a gestação é normal que as mamas fiquem mais maleáveis, porém, de acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, logo após a gestação, é normal que as mamas endureçam. Isso acontece porque elas estão cheias de leite para amamentar o bebê que acabou de nascer. Para diminuir o desconforto, é recomendável fazer uma compressa morna nos seios.
- Sangramento vaginal
Em segundo lugar, comenta o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, que é normal as mulheres apresentarem um sangramento vaginal nos primeiros dias após o parto. Esse sangramento é resultado das secreções que estão saindo do útero aos poucos. O chamado lóquios, pode ser mais intenso nos primeiros dias, vai diminuindo até que o útero elimine toda a secreção.
- Cólicas
Sim, logo após o parto e durante a amamentação é normal que a mulher sinta cólicas. O Dr. Orcione Guimarães Júnior nos explica que isso acontece porque o útero está voltando ao seu tamanho normal. Vale lembrar que o útero, com o estímulo da amamentação, diminui 1cm por dia, o que resulta em cólicas em até, pelo menos, 20 dias após o parto.
Para que esse momento seja menos desconfortável, conte com uma rede de apoio, isso fará toda a diferença. Além disso, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior recomenda que você continue fazendo o acompanhamento médico necessário com um profissional de confiança. Dessa forma, você e seu bebê passarão por esse momento juntos com muito mais saúde!