O que é Open Banking? Valdir Agostinho Piran explica

Lia Xan
Lia Xan 3 Min Read
3 Min Read
Valdir Agostinho Piran

O empresário Valdir Agostinho Piran, Presidente do Grupo Piran, possui larga experiência acerca do mercado de capital, por isso, a convite de nossa redação, o empresário discorre sobre a mais nova revolução no mercado financeiro: o Open Banking, um sistema bancário aberto com o compartilhamento de informações pessoais entre bancos. Leia o artigo para entender melhor sobre o tema. 

O que é Open Banking?

O conceito principal do Open Banking, como o próprio nome já diz, é democratizar o acesso a informações dos clientes de inúmeros bancos, isto é, ao abrir uma conta em um banco, este detém informações sobre o cliente e cria uma espécie de base de dados com o histórico de pagamentos, empréstimos etc. Contudo, essas informações não são passadas de um banco para o outro, nem para novas fintechs.

O empresário Valdir Agostinho Piran explica que o Open Banking trata-se de um sistema bancário uníssono através dos APIs (Application Programming Interface), em outras palavras, os sistemas de diferentes bancos vão conversar entre si.

Quais são as vantagens para os clientes?

Além disso, Valdir Agostinho Piran discorre que, a princípio, esse sistema financeiro pode causar receio por parte da população, contudo, na verdade, trata-se de uma revolução bastante benéfica. Veja a seguir:

As vantagens para os usuários são inúmeras, o empresário Valdir Agostinho Piran ressalta que o cliente poderá transferir dados e contas para outras instituições com maior facilidade. Ademais, causará um efeito de competição no sistema financeiro, pois, desse modo, haverá um portfólio amplo de aplicações e instituições que ofereçam as melhores soluções e oportunidades aos seus clientes.

Esse sistema já é usado em diversos países desenvolvidos, como Canadá, Inglaterra, Austrália e muitos outros, confere maior controle sobre dados e melhores oportunidades de negócios aos clientes. Vale ressaltar que essa opção de serviço bancário unificado e democratico ocorre apenas se o usuário aceitar.

Valdir Agostinho Piran explica que hoje grande parte da população possui mais de um banco, dessa maneira, com o Open Banking, é possível integrar sua vida financeira em um só aplicativo, desse modo, todas as transações, contas e operações bancárias podem ser feitas dentro de um único app.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fapjunk
Reading: O que é Open Banking? Valdir Agostinho Piran explica

© 2024 Globo Brasil- [email protected]