Filial VS franquia: saiba a diferença entre esses dois modelos de negócios

Lia Xan
Lia Xan 3 Min Read
3 Min Read
Haroldo Dalazoana Afonso Durães

Empreender em uma empresa já existente pode ser muito vantajoso. À vista disso, o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães comenta ser importante os empreendedores compreenderem a diferença entre filial e franquias, a fim de realizarem negócios pertinentes. Quer saber mais sobre esses dois modelos de negócios? Acompanhe o artigo e saiba a diferença entre filial e franquia. 

 

Quais são as características de uma filial?

 

Conforme explica o homem de negócios Haroldo Dalazoana Afonso Durães, a filial compreende um modelo de empreendimento específico, no qual sua principal característica é ser um tipo de extensão de uma empresa já existente, não deixando de possuir uma relação direta com a mesma.

 

Ou seja, a filial é desenvolvida pelo proprietário da matriz, para expandir o negócio, levando o mesmo para outras regiões com a finalidade de alcançar novos públicos-alvos. Assim, as filiais são administradas e geridas pela matriz, respondendo às exigências da mesma, e contendo um representante que realiza o papel de chefe. 

 

Quais são as características de uma franquia? 

 

Ainda, como aponta o empreendedor Haroldo Dalazoana Afonso Durães, a franquia consiste em uma empresa na qual o franqueador (dono da marca) concede para o franqueado o direito de poder utilizar a marca da empresa, abrindo uma outra rede da mesma, desfrutando do direito de comercialização das mercadorias desta. 

 

Portanto, a franquia também serve para expandir uma determinada marca empresarial, possuindo alguns tipos da mesma. Logo, os principais tipos de franquias são franquia unitária; franquia combinada; master franquia; franquia social; franquia de desenvolvimento de área; store in store; e franquia de conversão. 

 

Qual a diferença entre esses dois modelos de negócios? 

 

Desse modo, como indica Haroldo Dalazoana Afonso Durães, tanto a filial quanto a franquia são modelos de negócios muito semelhantes, porém distintos. Logo, a filial de uma corporação é administrada e totalmente dependente de sua matriz, enquanto a franquia é um negócio que pertence a terceiros, sendo financeiramente independente da franqueadora.

 

Além do mais, é possível evidenciar que a filial é um modelo de negócio que reverte maior margem lucrativa para sua matriz, já a franquia é um modelo no qual o franqueado somente efetua o pagamento de royalties para o franqueador, possuindo seus lucros independente. Por fim, a responsabilidade da filial é dada à matriz, enquanto o franqueado é quem responde por sua franquia. 

 

Quer expandir sua empresa? Analise qual dos dois modelos de negócios mais te convém.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fapjunk
Reading: Filial VS franquia: saiba a diferença entre esses dois modelos de negócios

© 2024 Globo Brasil- [email protected]