Lítio: o tesouro escondido do Brasil que impulsiona a indústria automotiva global

Lia Xan
Lia Xan 3 Min Read
3 Min Read
Danilo Destro Furtado

Você sabe a importância do lítio para o Brasil? Segundo Danilo Destro Furtado, CEO da empresa Brazilian Graphene, esse minério considerado raro tem ganhado ainda mais destaque no Brasil e no mundo, especialmente por ser utilizado na produção de baterias de celular. Nesse artigo, iremos entender a importância desse minério no cenário nacional e internacional. Você se interessa por esse tipo de assunto? Então continue consumindo o conteúdo para saber mais!

Entenda o que é lítio 

O lítio é um elemento químico, e como mencionado acima, tem ganhado cada vez mais destaque e importância, especialmente por ser utilizado em baterias que são fundamentais para o funcionamento de diversos dispositivos eletrônicos, como veículos elétricos, aparelhos de celular e sistemas de energia. No Brasil, o lítio se tornou um minério muito importante, o que iremos entender a seguir. 

A importância do lítio para o Brasil 

Como pontua o empresário Danilo Destro Furtado, o Brasil possui 8% das reservas de lítio do mundo, possuindo um grande mercado automobilístico e um enorme potencial para a produção de veículos elétricos. Essa quantidade de lítio é muito significativa para a indústria do setor em questão, podendo colocar o Brasil como um importante concorrente mundial, impulsionando a indústria.

Como o Brasil sempre dependeu historicamente muito da exportação de commodities, bem como minério de ferro e petróleo, a exploração do lítio em terras nacionais pode trazer muitos benefícios. A diversidade para a economia e a redução da dependência de setores considerados cíclicos, que acabam não rendendo ganhos contínuos para a economia brasileira, são apenas alguns deles.

Demanda global de baterias de lítio 

Como apresenta Danilo Destro Furtado, a demanda global por baterias de lítio surge a partir do aumento da conscientização sobre mudanças climáticas que exigem algumas ações, como a procura por fontes de energia mais limpas. Nesse cenário, as baterias íon-lítio crescem significativamente, impulsionando o crescimento econômico do Brasil e do mundo em escala global. 

No entanto, a produção e processamento de lítio requer tecnologia para extração e armazenamento desse material. Dessa forma, essa necessidade pode impulsionar a pesquisa e desenvolvimento de capacidades tecnológicas em todo o mundo, mas especialmente no Brasil devido ao grande potencial de produção de veículos elétricos. 

Em resumo, como frisa o empreendedor Danilo Destro Furtado, o lítio é um recurso muito significativo para a economia brasileira, além de promover a sustentabilidade por meio do uso de fontes de energias mais limpas e renováveis. Desse modo, esse raro elemento químico pode trazer muitos benefícios econômicos e ambientais fundamentais para o Brasil e também para a economia em níveis globais.

 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fapjunk
Reading: Lítio: o tesouro escondido do Brasil que impulsiona a indústria automotiva global

© 2024 Globo Brasil- [email protected]