Você sabe a importância do lítio para o Brasil? Segundo Danilo Destro Furtado, CEO da empresa Brazilian Graphene, esse minério considerado raro tem ganhado ainda mais destaque no Brasil e no mundo, especialmente por ser utilizado na produção de baterias de celular. Nesse artigo, iremos entender a importância desse minério no cenário nacional e internacional. Você se interessa por esse tipo de assunto? Então continue consumindo o conteúdo para saber mais!
Entenda o que é lítio
O lítio é um elemento químico, e como mencionado acima, tem ganhado cada vez mais destaque e importância, especialmente por ser utilizado em baterias que são fundamentais para o funcionamento de diversos dispositivos eletrônicos, como veículos elétricos, aparelhos de celular e sistemas de energia. No Brasil, o lítio se tornou um minério muito importante, o que iremos entender a seguir.
A importância do lítio para o Brasil
Como pontua o empresário Danilo Destro Furtado, o Brasil possui 8% das reservas de lítio do mundo, possuindo um grande mercado automobilístico e um enorme potencial para a produção de veículos elétricos. Essa quantidade de lítio é muito significativa para a indústria do setor em questão, podendo colocar o Brasil como um importante concorrente mundial, impulsionando a indústria.
Como o Brasil sempre dependeu historicamente muito da exportação de commodities, bem como minério de ferro e petróleo, a exploração do lítio em terras nacionais pode trazer muitos benefícios. A diversidade para a economia e a redução da dependência de setores considerados cíclicos, que acabam não rendendo ganhos contínuos para a economia brasileira, são apenas alguns deles.
Demanda global de baterias de lítio
Como apresenta Danilo Destro Furtado, a demanda global por baterias de lítio surge a partir do aumento da conscientização sobre mudanças climáticas que exigem algumas ações, como a procura por fontes de energia mais limpas. Nesse cenário, as baterias íon-lítio crescem significativamente, impulsionando o crescimento econômico do Brasil e do mundo em escala global.
No entanto, a produção e processamento de lítio requer tecnologia para extração e armazenamento desse material. Dessa forma, essa necessidade pode impulsionar a pesquisa e desenvolvimento de capacidades tecnológicas em todo o mundo, mas especialmente no Brasil devido ao grande potencial de produção de veículos elétricos.
Em resumo, como frisa o empreendedor Danilo Destro Furtado, o lítio é um recurso muito significativo para a economia brasileira, além de promover a sustentabilidade por meio do uso de fontes de energias mais limpas e renováveis. Desse modo, esse raro elemento químico pode trazer muitos benefícios econômicos e ambientais fundamentais para o Brasil e também para a economia em níveis globais.